terça-feira, 7 de junho de 2011

Codorna


     Todo mundo sabe que não tenho o menor amor por frango e congêneres, mas abro exceção para codorna, pato e marreco.  Engana-se quem pensa que a nobre codorna é uma galinha pequena. Trata-se de uma carne tenra, nobre, que em nada se parece com a penosa vulgar. Dessa forma resolvi fazer codorna recheada pro jantar. Para escoltar um dos pratos favoritos da Carol: polenta. Ingredientes para codorna: se houver possibilidade compre no açougue. Eu comprei a codorna congelada linha ouro da Perdigão ou da Sadia. 


São 4 unidades o que dá justo para quatro pessoas. Prepare uma marinada com os seguintes ingredientes:
·         150 ml molho shoyu
·         150 ml de azeite extra virgem
·         150 ml vinho tinto
·         4 dentes de alho ralado
·         ½ cebola média picada
·         1 colher de café de sal
·         pimenta-do-reino branca moída 1 colher de chá
·         alecrim 3 colheres de sopa
misture os ingrediente no liquidificador até homogeneizar. 

Coloque as codornas em um recipiente e cubra-as totalmente com marinada. O ideal é que a marinada dure 24 horas, mas com 12 já fica bacana. 


Para o recheio utilize os seguintes ingredientes: 
·         5 colheres de sopa de azeite extra virgem
·         ½ cebola média
·         30 gramas de bacon picado
·         4 dentes alho
·         80 gramas lingüiça calabresa defumada picada
·         50 gramas de farinha de mandioca
·         3 colheres de sopa de salsinha
·         Duas colheres de sopa de uva passa branca
·         1 colher de café de sal
Aqueça o azeite na panela e refogue a cebola em fogo médio até ficar transparente, em seguida, misture o bacon, o alho e mexa mais uma vez. Quando o alho começar a dourar acrescente a linguiça. Depois que o alho e a cebola estiverem bem douradinhos, coloque a farinha, a salsinha, o sal e, por fim, a uva passa.

Preparação:
A codorna marinada, que ficou uma noite na geladeira, deve ser recheada com a farofa. Amarre as coxas da ave e passe o fio por trás da codorna para que ela fique bem fechada. 

Coloque em um refratário com o molho e cubra com papel alumínio. Leve ao forno médio-alto, que deve ser pré-aquecido por dez minutos.  Deixe assar por meia-hora.  Depois, vire as codornas e leve-as de volta para o forno por mais 30 minutos. Retire o papel alumínio para que pegue cor, regue as codornas. 



Depois de 15 minutos, vire as codornas, regue-as novamente e deixei mais 15 minutos.
O tempo total para assar é de uma hora e meia, aproximadamente.

Para acompanhar polenta, que é a coisa mais fácil de fazer que existe. Dissolva 2 xicaras de farinha de milho em sete xícaras de água fervente. Mexa continuamente até endurecer. Acrescente duas colheres de sopa de manteiga, uma colher de chá de sal e meia xícara e parmesão ralado. 
Agora, se você quiser incrementar de verde a polenta, tornando-a especial, acrescente essência de cogumelo paris. Dá um pouco de trabalho, mas fica duca. 
Ingredientes:
800 g de cogumelo paris fresco
600 ml de agua.
Pique o cogumelo e bata no liquidificador com a água até homogeneizar.  Coloque o liquido numa panela e ferva por cerca de 10 minutos. Em seguida coe com um chinois, ou seja, aquela peneira fina que parece um funil. Exprema o resíduo com um pano limpo para aproveitar todo o líquido, que em seguida voltara para panela em fogo médio até adquirir uma cor escura. Essa é a essência de cogumelo paris que pode ser misturada à polenta.


Para montar o prato, coloque um pouco da polenta no centro e por cima a codorna. Enfeite com um raminho de alecrim e voilá, está pronto.


 Para harmonizar, optamos por um vinho leve para acompanhar a delicadeza da carne. Escolhemos um Beaujolais-Villages, que casou perfeitamente.




3 comentários:

  1. Nas minhas férias quero experimentar!!!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo blog, divertido e com excelentes receitas! Essa da codorna talvez me faça desenterrar meus talentos e voltar a cozinhar!
    Abração para vc e sua família, principalmente para o bebê!!!

    ResponderExcluir